Pesquisa sentimental

Acabei de ler “Pesquisa sentimental” de José Couto Nogueira, o meu professor de escrita criativa do El Corte Inglés. (2-8-2009)

Um virtuoso passeio por uma Lisboa de meia idade e muito classe média (já a puxar um pouco para a alta). Estamos a falar de um romance escrito por quem reflecte imenso sobre as técnicas de escrita, a utilização das imagens e a atenção aos pormenores, desde o que se veste aos arquitectónicos, passando por uma vasta paleta de sentimentos e emoções. Nas imagens JCN é de uma surpreendente eficácia. Procura mesmo inovar integrando novos elementos da nossa paisagem contemporânea, “alto como uma torre eólica”, ou então surpreende-nos como uma sensibilidade poética e mordaz, como na cena de amor em que ela lhe lambe o pescoço como as feras fazem com as suas crias…

Sente-se que o livro demorou a ser escrito – constatação facilitada por uma rápida consulta à bibliografia do autor – palavras que parecem prender o autor desaparecem para nunca mais serem usadas, como inexorável (logo no início do livro).

Gostava de perceber a pica que o autor sente pelo espaço apertado de um cubículo de WC, para encontros de índole sexual… quando frequentava o curso, o oitavo de escrita criativa, a propósito de uma cena idêntica, no seu livro “O Tàxi”, faltou-me a coragem para o abordar.

Resumindo, este livro é um fresco sobre uma Lisboa possível, a busca da felicidade e do papel do amor nas nossas vidas.

2 de Agosto de 2009
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Livros com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Pesquisa sentimental

  1. Meu caro aluno, leitor e amigo: as cenas de casa de banho são um lugar comum, ou pelo menos eram, nos tempos em que frequentava as noites. Não as inventei, e pessoalmente não lhes acho muita piada, mas são factos da vida (nocturna)…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s