Adote um livreiro.

Medeiros

Digo sempre, “vou à Bertrand”. Já ninguém usa a palavra “livraria”. A minha Bertrand fica ali, no centro comercial, mesmo ao lado do Pingo Doce, o que dá muito jeito.

Hoje, o conceito de livraria é esse: um espaço aberto para uma rua interior onde as pessoas desfilam em passo lento: o “passo de compras”. Quando entro não espero ser reconhecido por quem me atende, não espero uma sugestão ou uma troca de ideias. Isso não faz parte do modelo de negócio. Aliás, é suposto que, quem atende, interfira o menos possível na compra. A fidelização do cliente faz-se de forma asséptica, pela via do cartão de pontos. O contacto com o cliente e a divulgação são assegurados por correio eletrónico.

A este conceito, já clássico, opõe-se uma proposta mais radical. Uma porta aberta para uma rua onde passa gente apressada, de carro ou em passo lesto. O que acontece lá dentro? Livros e propostas de leituras… partilha de afetos e de conhecimentos. Acontece o livreiro. Abolido das grandes superfícies, como um indesejável elemento contaminador do ato de consumir, o livreiro é aquele que participa no nosso processo de escolha, aquele que, na voz de Manuel Medeiros, “publica a leitura”.

Entrar numa livraria assim, é predispor-se a uma experiência radical mas enriquecedora. Uma experiência de degustação, como as que oferecem as pequenas mercearias de bairro reconvertidas em lojas gourmet. O mesmo saber ancestral numa proposta que surpreende o “consumidor” pelo lado dos afetos e da personalização da sua experiência. Entra-se para se comprar um livro, sai-se mais rico.

Adote um livreiro, torne mais rica a sua experiência de leitor.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Casa da Cultura de Setúbal com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s