CULSETE – História do PCP de João Madeira

Hist_PCP

Esta é a primeira história do PCP editada em livro. Cobrindo todo o período da clandestinidade, desde a sua fundação (1921) até 1974. Albérico Afonso Costa apresentou esta obra integrando-a no panorama editorial, realçando a contenção ideológica e o distanciamento conseguidos pelo autor em relação ao seu objeto de estudo. Frisou ainda o fato que, tendo o PCP uma ideia clara da sua história, esta nunca foi editada em livro, daí a importância deste primeiro passo.

João Madeira deu-nos um panorama generoso de como se chega a uma obra com esta complexidade, tendo em conta a dificuldade de acesso a documentos fidedignos e ao fato, de sendo o arquivo do PC um arquivo privado, lhe assiste o direito de não permitir a sua consulta. Quais as fontes e o acesso que lhe foi permitido, os perigos que muitas destas fontes encerram e, finalmente, não se furtou à pergunta: “onde anda o arquivo da PIDE?”. Admitindo que o mesmo terá sido muito mexido, descartou a possibilidade de que tal tenha sido feito a uma só mão ou sujeito a uma purga temática a mando de forças políticas.

Se as coisas não fossem como são, é uma iniciativa da Culsete em parceria com a DDLX. A Fátima Medeiros e o José Teófilo ofereceram-nos mais uma noite memorável de aprendizagens e convívio. A acontecer regularmente na Culsete.

Na foto, da esquerda para a direita: Albérico Afonso Costa e João Madeira.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Culsete, Eventos, Livros com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s