Luís Carmelo – Ciclo de Encontros com Escritores

carmelo_eciLuís Carmelo foi o autor convidado do Ciclo de Encontros com Escritores: “Este livro que escrevi”, promovido pelo Âmbito Cultural do El Corte Inglés.

O livro Por Mão Própria era o suposto protagonista do encontro, mas o autor falou-nos da sua trilogia Sísifo (de que esta obra é o segundo volume), e do seu processo criativo de escrita. Os seus fractagrafos, que nas estruturas é a ciência dedicada ao estudo das fissuras e sua forma de propagação, surgem aqui como unidades semânticas destruturantes do processo de leitura (pelo menos para quem, já tendo lido os dois primeiros volumes da trilogia, só agora tomou consciência da sua existência).

Se Luís Carmelo escreve romances onde se respira literatura, é como ensaísta que fala do que escreve. Irrequieto, desassossega o leitor como, se para isso, não fosse suficiente a obra escrita. No romance fica impressa a voz do autor como vestígio único da sua presença física, mas quando este fala da sua obra, resgata essa ausência, mesmo que o faça com o distanciamento quase frio do analista. Talvez a confirmar que todo o autor é um impossível leitor de si próprio.

Aqui a minha recensão.

Luís Carmelo no Acrítico, leituras dispersas.

Página do Âmbito Cultural do ECI no Facebook.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Eventos com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s