Prémio Ficção – Tabula Rasa 2016-17

O autor sobe ao púlpito e agradece a distinção que lhe foi atribuída. Adianta-nos que não vai falar da obra galardoada mas do seu trabalho. Decide então contar-nos uma história do seu bisavô, homem austero que vivia no Alentejo e que perante as modernices de Lisboa (ou dos seus subúrbios), mantinha uma prudente reserva, recusando qualquer adesão ao seu fascínio. Os mais novos, perante a obstinação do idoso, rejubilavam com a possibilidade de o irritar com algumas diabruras.

O público fica suspenso, será que vamos escutar mais uma história “de como fui marcado pelo meu avô”? A expectativa é imediatamente ultrapassada. Um momento de magia está prestes a acontecer: o mais banal estribilho, repetido até à exaustão por todos os efémeros candidatos a vedetas da TV, está prestes a transformar-se numa história que, por palavras simples e numa singela imagem repescada da infância, nos transmite uma lição de vida e de como o autor constrói o seu olhar sobre as coisas que vai narrando. A nossa memória coletiva alimenta-se de momentos assim.

Bruno Vieira Amaral foi galardoado com o prémio ficção 2016-2017 do Festival Literário de Fátima, Tabula Rasa, com a sua obra hoje estarás comigo no paraíso.

Como membro do júri coube-me a honra de apresentar a justificação do prémio; ao autor endereço os meus sinceros parabéns.

O júri da edição 2016-2017, da esquerda para a direita: António José Borges (Poesia), António Ganhão (Ficção), Luís Lóia (Filosofia) e Miguel Real (Vida e Obra).

Fátima, 18 de Novembro de 2017.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eventos, Tabula Rasa com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Prémio Ficção – Tabula Rasa 2016-17

  1. José Luís Outono diz:

    Muito bem meu caro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s