Apresentação de José Luís Outono

Eis um breve extracto da apresentação de José Luís Outono na Biblioteca Municipal do Barreiro no dia 28 de Setembro.O António Ganhão é um provocador nato. E acima de tudo é meticuloso nessa provocação. Ao exercer esse acto, age como jogador de xadrez profissional, porque adivinha e brinca com as jogadas seguintes.

É essa forma de escrita, que atrai. E, muitas vezes, quando até julgamos que o autor está a ir para lá do permitido, o autor brinda-nos com citações bíblicas…provocadoras também do nosso entendimento.É neste ponto crucial, que a dureza cénica de algumas mortes, se assume com beleza, porque é uma moral que se ganha ao determinar a sua extinção. E o preciosismo detalhado da sua execução, na escrita da DESILUSÃO DE JUDAS é fabuloso.

E é assim, que na contracapa, apesar de revelar um pouco desta acção narradora…provoca o leitor em mais uma soberba reflexão:
– “se todos os tontos escrevessem um diário o mundo seria um local mais tranquilo…”

É este exercício, que António Ganhão narra com factos tão reais, como a história natural do colega reformado com um problema de crédito…o gerente bancário que procura interferir no processo…as escapadelas do Calçadas e, a mulher que desliza em propostas de fim de tarde…

Enfim, o pecado existente e, a tentativa de o anular. Como? Com um labirinto muito bem gizado e uma narrativa tensa, por vezes dura…mas atraente.

Meticuloso e programador de jogadas literárias, António Ganhão gosta de partir do desencontro para o encontro. Gosta de purificar. Depurar em atitudes o grosso do impossível. Inverter a pirâmide em sucessivos degraus de anulações até chegar ao absoluto e estritamente necessário. António Ganhão em “A DESILUSÃO DE JUDAS”, mostra exactamente esse pendor da sua veia criativa. Não é um matador por raiva…é um purificador, por reflexão, que até tem alguns laivos de requinte na execução. Mas deixo ao cuidado do leitor a sua descoberta, seguro que no final, a hipotética desilusão, não desilude.

José Luís Outono
Anúncios
Esta entrada foi publicada em A Desilusão de Judas com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Apresentação de José Luís Outono

  1. Olha que bem que ficou este lugar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s